CopenhagenDinamarcaEuropa

Os festivais que agitam a capital dinamarquesa

Sankt Hans Aften

Curiosidades sobre os tradicionais festivais de Copenhagen

Copenhagen é a cidade dos festivais durante o verão (entre maio e agosto)! Durante quase todos os dias do verão, tinha algum festival acontecendo, isso quando não tinham dois ao mesmo tempo. Os locais variavam, as músicas mudavam, mas a animação dinamarquesa e a cerveja estavam sempre presentes! A chuva e o vento não abalavam e nem diminuía a festa!

Se tem uma coisa que o dinamarquês sabe fazer bem é se divertir ao ar livre! O povo que passa mais da metade do ano no frio e com pouca luz do dia sem dúvida gosta mesmo é de sol, de calor. Durante os dias “quentes” (25°C) do verão, conseguimos ver a alegria no olhar de cada dinamarquês!! E, na minha opinião, o verão aqui é sensacional!!

Mas hoje nosso assunto não é o verão europeu e sim os festivais de Copenhagen! Fiz uma listinha dos mais diferentes que eu consegui participar esse ano. Vou falar um pouquinho de cada um deles (em ordem cronológica) e dar a minha sincera e humilde opinião.

Distortion CPH

Ela é conhecida como a festa mais louca do planeta! Precisa falar mais alguma coisa? Os cinco dias de rave atraem pessoas do mundo inteiro para as ruas de Copenhagen. Hoje em dia, o festival reúne aproximadamente 100 mil pessoas.

Distortion

O que eu achei? MUITO LOUCO! Hahahah! Nunca tinha ido em uma rave, então, nem sabia direto o que eu iria encontrar por lá. Mas a festa é super animada, cheia e um pouco suja (muito lixo e xixi nas ruas). Outro ponto que vale destacar é que os dinamarqueses ficam MUITO loucos e começam a dançar sem nenhum ritmo! Ir para o festival só para ficar vendo as pessoas dançando, já vale a pena!

Se eu recomendaria? Sem dúvida! Achei que foi a experiência mais diferente que tive em Copenhagen.

Ficou interessado, então clica aqui para ver o post completo sobre a Distortion!! E aproveita e dá um play no vídeo abaixo e sinta a energia do festival!!

 

Dica: ano que vem, a Distortion completa 20 anos. E eles estão preparando a melhor edição de todos os tempos! Então, compre logo suas passagens para Copenhagen e venha fazer parte da festa mais louca do mundo!

 

Datas: 30 de maio a 3 de junho 2018

Sankt Hans Aften

Dia oficial para celebrar o verão e queimar as bruxas! O evento é comemorado no dia 24 de junho, dia de São João Batista e data do solstício de verão (o dia mais longo do ano). Diz a lenda que essa noite é cheia de maldade, onde as bruxas estão à solta pela cidade.

Então, para espantar as bruxas, os dinamarqueses armam uma enorme fogueira e colocam uma bruxa no topo. No final da tarde, a fogueira é acessa e todos ficam esperando a bruxa queimar.

Sankt Hans Aften

O evento é realizado em vários locais na capital dinamarquesa e acompanhado por muitas pessoas. É um dia de festa e de comemoração pelo pico do verão europeu e pela chegada de noites mais longas.

O que eu achei? Eu adorei todo o evento. Assistimos a queima da bruxa na Frederiksberg Have, um grande parque próximo ao centro de Copenhagen. Vi muitas famílias reunidas, algumas fazendo piquenique, outras apenas olhando, mas o principal, todos estavam muito felizes!

Se eu recomendaria? Claro! Adoro novas experiências e sempre acho muito válido viver um pouco das tradições locais.

Você conhecia essa tradição ou já participaram em algum outro lugar na Europa? Me conta como foi!! Eu nunca tinha ouvido falar, mas curti muito!!

Stella Polaris

Esse foi o festival mais diferente e, digamos, inesperado que eu fui esse ano. É um festival de piquenique! Isso mesmo, você leu certo. Aqui tem um festival de piquenique.

No começo, não entendi muito bem do que se tratava, afinal de contas, eles sempre fazem piquenique durante o verão. Mas um festival só disso?? Não conseguia imaginar como poderia ser!

Stella Polaris

Como os dinamarqueses mesmo descrevem, Stella Polaris é a verdadeira essência de “hygge” (não sabe o que é isso? Acesse aqui o post explicando o que é essa palavra tão usada aqui na Dinamarca).

O festival ocorre em quatro lugares diferentes na Dinamarca: Frederiksberg (o mais próximo a Copenhagen), Århus, Sønderborg e Kolding, e atrai mais de 7 mil pessoas. O festival já é um evento garantido no calendário dinamarquês.

Stella Polaris

Muita música eletrônica, alguns food trucks e, é claro, muitas cestinhas (iguais a do chapeuzinho vermelho), vinho, queijos, pães e frutas em cima das toalhas quadriculadas (ou não) de piquenique.

Para vocês terem uma ideia do tamanho do festival, olha o mapa do evento que aconteceu na Frederiksberg Have esse ano:

Stella Polaris

O que eu achei? Como não sabíamos direto o que era, chegamos lá sem nada. Mas compramos nosso kit piquenique (uma cesta, uma toalha, uvas, queijo e pão) por umas 180kr (aproximadamente R$90). Depois disso estávamos prontos para aproveitar o festival igualzinho aos dinamarqueses!

Se eu recomendaria? Preciso dizer que sim? Recomendaria com certeza! Essa é mais uma experiência única que a Dinamarca nos proporcionou. Foi como eu já falei ali em cima, temos que aproveitar o máximo que podemos da cultura do local em que estamos!

Vocês conseguem imaginar isso no Brasil? Seria tão incrível e super diferente!!

Dessa história toda eu só tenho uma certeza: assim que voltar, irei fazer um piquenique com todos os meus amigos e familiares! Quero mostrar para eles que essas coisas simples da vida nos fazem muito felizes!

Dá uma olhada nesse vídeo oficial do Stella Polaris de 2013:

Esses foram os festivais mais diferentes que tiveram aqui em Coenhagen esse ano. Mas, além desses, aconteceram muitos outros, como o festival de jazz, festival de cinema, festival de comidas, festival de Natal (que são as feiras de Natal espalhadas pela cidade), Oktoberfest Copenhagen, festival de cerveja, etc.

Selecionei esses três, pois acho que foram os mais interessantes e os que mostram um pouco mais a cultura dinamarquesa. Mas, se quiserem saber sobre os outros festivais, é só perguntar aqui nos comentários que eu falo tudinho para vocês!

Minhas perguntinhas finais para vocês: Qual festival você mais gostou? Qual desses você gostaria de participar em 2018?

 

Semana especial da Dinamarca

Esse post faz parte do projeto: Semana especial da Dinamarca! Onde teremos post novo todos os dias!! Para ver os outros post sobre a Dinamarca, é só clicar aqui.

Gostou do nosso post? Então não esqueça de salvar no Pinterest!

Share:
%d blogueiros gostam disto: